Usar zinco para melhorar alergias funciona?

O nosso sistema imunológico, ao entrar em contato com alguma substância que não nos faz bem, reage de uma maneira anormal e causa as alergias.

Muitas pessoas preferem procurar meios alternativos aos remédios para melhorar a alergia, tendo em vista que muitos dos remédios disponíveis no mercado causam alguns efeitos adversos, como ressecamento da mucosa e sonolência, o zinco se mostra mais benéfico do que prejudicial.

O zinco é um micronutriente importante para manter o sistema imunológico e o metabolismo mais saudáveis. Ele também ajuda na cicatrização e traz inúmeros benefícios, e quando se está com esse mineral em quantidades baixas no corpo, causa sérios problemas, temos um post muito interessante que nos conta mais sobre o assunto "Deficiência de Zinco".

Alergias e o Zinco

Um estudo de 2012 mostra que a mudança alimentar em crianças do ocidente fez com que o número de alergias tivesse um grande aumento e isso se dá pela falta de alimentos ricos em fibra, proteína e minerais¹.

Zinco e Asma

Outro estudo mais recente feito com 76 crianças tailandesas de 7 a 17 anos, mostrou uma relação entre a asma e a deficiência de zinco e vitamina C, essa deficiência causa asma grave e diminuição da função pulmonar. A conclusão que do estudo mostra que deve ser avaliada a nutrição dos pacientes para aliviar os sintomas da asma².

Zinco e Dermatite Atópica

Por ser um grande aliado na cicatrização e proteção da pele, a deficiência de zinco pode causa a dermatite atópica.

Uma revisão de um estudo mostrou que pacientes que tinham um baixo nível de zinco em suas células, e tinham dermatite atópica, ao serem suplementados com zinco houve uma melhora na cicatrização e do quadro da dermatite.

A revisão do estudo concluiu que são necessários estudos com qualidades melhores para uma conclusão exata, pois neste estudo haviam muitas variáveis que não foram colocadas em observação³.



Posts Relacionados

Ver tudo