Sal do Himalaia, é realmente tudo que dizem?

Você já deve ter visto falar sobre o sal rosa, mas será que ele é tudo isso que dizem?

Em primeiro lugar, devemos definir o que é sal - ele é mineral composto de basicamente cloreto de sódio, sendo que 98% do seu peso é somente cloreto de sódio.

Ele é produzido a partir de minas de sal (sal rosa, negro, flor de sal, etc.) ou pela evaporação da água do mar.

Após a água ser evaporada, ele passa por um processo de cristalização do cloreto de sódio, vai para a colheita e depois para a lavagem.

Já o sal rosa, ele é apenas colhido das minas de sal e moído para ficar com um aspecto de grandes cristais, não passando por nenhum processo industrial.

O sal é utilizado para dar sabor e conservar alimentos há milhares de anos, por ele, quando há uma concentração de acima de 10% de sal, a grande maioria das bactérias e microrganismos não conseguem sobreviver, criando um ambiente de conservação do alimento.

No Brasil, desde 1953 é obrigatório que as industrias adicionem iodo na composição do sal, para evitar doenças na tireoide.

O sódio é um mineral que ajuda a regular inúmeras funções vitais do nosso corpo, pois ele ajuda no controle nervoso¹, contração muscular² e balanceando a quantidade de fluidos³.

Muitos profissionais da saúde alegam que muito sódio aumenta a pressão arterial, mas estudos recentes mostram que isso não é o que de fato acontece.

Por conta da alegação destes profissionais da saúde, houve um grande aumento no número de pessoas que passaram a usar o sal rosa no lugar do sal refinado.


O Que é o sal rosa?

Ele é um sal retirado das salinas do Himalaia, ele tem esse aspecto rosado, justamente por conter diversos tipos de minerais diferentes, são mais ou menos 84.

Por ser extraído a mão, não passa por nenhum tipo de processo industrial, sendo assim, não são utilizados nenhum tipo de aditivo ou conservante.

Como o sal refinado, o sal rosa é composto principalmente de cloreto de sódio.

Os benefícios para a saúde existem?

Se formos comparar o sal refinado com o sal rosa, veríamos que as quantidade de minerais presentes no sal rosa são tão pequenas que num consumo diário você nem notaria a presença deles, para você ter ideia, é necessário 1.7kg de sal rosa para bater sua quantidade diária de potássio.

Além disso, existem alimentos que são ricos em potássio, fazendo com que esses minerais não entrem no jogo qualitativo entre os dois sais.

Alegam que o sal rosa aumenta sua saúde em diversos aspectos:

-Balancear o PH do seu corpo

-Regular o açúcar no sangue

-Aumentar a qualidade no sono

-Aumentar a libido

-Reduzir o envelhecimento

-Ajudar a combater doenças respiratórias

Sobre ajudar a combater doenças respiratórias, existem alguns estudos em que utilizaram o sal rosa como aliado no tratamento de doenças pulmonares . Esses estudos sugerem que pode haver alguns benefícios, porém é preciso de estudos mais rigorosos para podermos ter certeza desta afirmação.

Acerca destas afirmações sobre o sal rosa, alguns desses benefícios são devidos justamente pelo sódio, não podendo alegar que sejam frutos exclusivamente do sal rosa, por exemplo, pesquisadores mostraram que em dietas com baixo consumo de sal, a qualidade do sono é prejudicada. Isso sugere que uma certa quantidade de sal é necessária para se ter uma boa qualidade de sono, entretanto, neste estudo não foi utilizado o sal rosa.

Sabendo que as quantidades de minerais no sal rosa são insuficientes para equilibrarem qualquer coisa em nosso corpo, é impossível determinar que o uso deste mineral tenha alguma ligação em melhorar nosso PH sanguíneo, sendo que os nossos rins e pulmões se encarregam perfeitamente desta função.

É provável que quando uma pessoa começa a utilizar sal rosa, ela já tenha mudado seus hábitos de saúde, seja fazendo uma dieta correta ou praticando exercícios físicos, até mesmo unido os dois, então colocar o sal rosa com o percursor de melhoras na libido, envelhecimento e diminuir o nível de açúcar no sangue venham devido a essa mudança no estilo de vida da pessoa e não por adicionar o sal rosa à sua dieta.


Conclusão

Ultimamente temos visto uma enxurrada de notícias dizendo sobre o qual milagroso é o sal rosa do himalaia, mas na realidade, este milagre não existe, ele possui muito mais minerais que o sal refinado, porém em quantidades ínfimas, não trazendo mais ou menos benefícios que o sal de cozinha.

Agora, se você quer ter todos os benefícios citados acima, você pode fazer isso com uma alimentação saudável e atividades físicas, estes são, sem dúvida alguma, os grandes aliados de uma vida em que doenças ficam mais distantes.

Nós somos seres que passaram a ter os grãos(carboidratos), alimentos industrializados e disponíveis a todo momento à poucas décadas, fazendo com que a nossa alimentação fique rica em carboidratos e faça com que o nosso corpo ganhe mais gordura, além disso, nós não nos movimentamos tanto quanto se fazia antigamente, este combo de carboidratos em excesso e falta de atividade são nossos verdadeiros inimigos.

Nosso blog procura trazer informações de qualidade, e caso você esteja procurando ter uma vida mais saudável, leia bastante, aprenda ao máximo sobre nutrição, esportes, estilo de vida e você poderá desfrutar ao máximo das atividades do dia a dia.


Posts Relacionados

Ver tudo