Quais são os reais benefícios do brócolis?

Pode ser que você nunca tenha parado para pensar quais são os benefícios daquelas arvorezinhas super saborosas e que até as crianças gostam, mas acredite, o brócolis é um alimento essencial para termos no dia-a-dia, ele previne a aparição de doenças como câncer e disfunções hormonais.

Por ser rico em vitaminas, minerais e compostos bioativos, ele ajuda a manter sua saúde em ótimo estado, claro, se você está vindo aqui, com certeza deseja ou já faz uma alimentação saudável e que te faça chegar em qualquer fase da vida com o mínimo ou nenhuma doença. Por nossa expectativa de vida ter aumentado tanto nas últimas décadas, o ideal é investirmos em nossa saúde desde já para chegarmos à velhice com a melhor qualidade de vida possível.

Vamos voltar a falar sobre o brócolis. O que este vegetal pode fazer para você?


Prevenir o câncer


Aliado com outros vegetais crucíferos, o brócolis ajuda a lutar contra o surgimento do câncer e aumenta seu sistema imunológico, pois ele possui fito químicos que inibem a produção do estrogênio, mantendo-o controlado.

O estrogênio é um hormônio chamado também de hormônio feminino, pois se encontra em maiores níveis na mulher, o problema de haver uma desregulação do estrogênio¹, acaba sendo fator de cânceres.


Redução de inflamações e alergias


Antes de mais nada, devemos saber que alergia é uma reação anormal e específica do organismo, após sensibilização por uma substância estranha, que não gera problemas na maioria dos indivíduos.

E por que alergias ocorrem? Quando nosso corpo não possui resistência a certas coisas, ou principalmente se nosso sistema imunológico está baixo, nosso corpo se torna suscetível a alergias. Então o que é possível fazer?

O brócolis contém ômega 3 e ácidos graxos, que ajudam a prevenir inflamações e causar essas reações alérgicas, não significa que você, que tem rinite alérgica, logo após comer uma bacia de brócolis poderá se aventurar num cômodo cheio de poeira, mas sim que possíveis alergias, que são mais fracas para o seu corpo, não vão te incomodar tanto.

Também é contido no brócolis um composto chamado kaempferol², pesquisas mostram que kaempferol ajuda a reduzir o nível dos sinais de alergia.


Aumentar a saúde do coração e dos ossos


Por conter sulforafano³, um composto químico do grupo dos isotiocianatos, que faz a prevenção e até mesmo pode reverter veias danificadas, que causam inflamações devido a problemas de hiperglicemia. Por conter muitas vitaminas, fibras e ácidos graxos, ajuda na regulação da pressão sanguínea, consequentemente ajudando a prevenir danos à veias.

O sulforafano é quem ajuda a aumentar a saúde dos ossos.


Ajuda nos cuidados dos olhos, pele e antienvelhecimento


Como disse anteriormente, o brócolis contêm muitas vitaminas, estão nesta lista Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina K, aminoácidos e folatos, além de ter cobre e zinco.

Para seus olhos, o brócolis ajuda por conter beta-carotene, que é um carotenoide antioxidante, ele ajuda a prevenir problemas oculares, e as vitaminas citadas acima conciliam como ótimas ajudantes para esta prevenção.

Esse combo de vitaminas faz com que o brilho da pele seja melhorado e, além disso, sua imunidade. Então além de você ficar com a pele mais brilhosa, ela ficará menos propensa de ter infecções.

Ingerir brócolis com certa constância ajuda a manter um ótimo aspecto de nossa pele, evitando que ela pareça envelhecida, por conter vários ácidos graxos, antioxidantes, vitaminas e minerais, o brócolis fará você parecer mais rejuvenescido(a), além de ajudar a manter o rosto livre de linhas de envelhecimento, ajudar na pigmentação da pele e combater a oleosidade que causa espinhas.


Já pensou em adicionar brócolis na sua dieta diária? Nós temos um mix incrível de vegetais que te surpreenderá!




Posts Relacionados

Ver tudo