Os Problemas das Bebidas com Açúcar

Bebidas açucaradas, quando ingeridas em excesso, causam um grande dano em nosso corpo. Isso se aplica a refrigerantes com açúcar, sucos de caixinha ou de garrafa, chás açucarados e outras fontes de açúcar líquido.


Estão Fortemente Ligadas ao Ganho de Peso e não Geram Saciedade

A forma mais comum de açúcar adicionado - sacarose ou açúcar de mesa - fornece grandes quantidades do açúcar simples: frutose. A frutose não diminui o hormônio da fome, chamado grelina, em razão disso, você tende a consumir mais calorias totais, pois o açúcar líquido não faz você se sentir satisfeito¹.

Em um estudo, pessoas que beberam refrigerante açucarado, além de sua dieta atual, consumiram 17% mais calorias do que quando não tomaram².

Além disso, os estudos mostraram que as pessoas que bebem bebidas adoçadas com açúcar, frequentemente ganham mais peso do que as pessoas que não tomam³,.

O índice crescente de obesidade em crianças tem sido associada em parte ao consumo de bebidas adoçadas com açúcar. O que se confirmou através de um estudo realizado com crianças, cada porção diária de bebidas adoçadas com açúcar foi associada a um aumento de 60% no risco de obesidade.


Altas Quantidades de Açúcar se Transformam em Gordura no Fígado

A glicose pode ser metabolizada por todas as células do corpo, enquanto a frutose só pode ser metabolizada por um órgão - o fígado.

As bebidas com açúcar são a forma mais comum de consumir quantidades excessivas de frutose. Quando você consome muito, seu fígado fica sobrecarregado e transforma a frutose em gordura.

Parte dessa gordura é enviada como triglicerídeos no sangue, enquanto parte dela permanece no fígado. Com o tempo, isso pode contribuir para a doença hepática gordurosa não alcoólica.


O Açúcar Aumenta Consideravelmente o Acúmulo de Gordura na Barriga

Para avaliar os efeitos relativos desses açúcares em humanos, foi feito um estudo em pessoas obesas e com sobrepeso. Um grupo consumiu bebidas adoçadas com glicose e outro grupo consumiu bebidas com frutose, por 10 semanas. Embora ambos os grupos tenham apresentado ganho de peso semelhante durante o estudo, o volume de gordura visceral aumentou significativamente apenas em indivíduos que consumiram frutose.

A frutose está associada a um aumento significativo da gordura visceral. A Gordura visceral fica bem no interior da cavidade abdominal. Ela envolve órgãos vitais como fígado, intestinos e coração, e apresenta sérios riscos à saúde.


Não Contém Nutrientes Essenciais - Somente açúcar

Sucos açucarados e principalmente refrigerante, não contém significativamente nenhum nutriente essencial- não possui fibras, nem minerais e nem vitaminas. Não acrescenta nada à sua dieta, exceto quantidades excessivas de açúcar e calorias desnecessárias.


Podem Aumentar o Risco de Doenças Cardíacas

As bebidas adoçadas com açúcar aumentam os fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo açúcar elevado no sangue, triglicerídeos no sangue e colesterol significativamente alto.¹⁰

Um estudo de 20 anos feito em 42.000 homens descobriu que aqueles que bebiam 1 bebida açucarada por dia tinham um risco 20% maior de ter -ou morrer de- um ataque cardíaco, em comparação com homens que raramente consumiam bebidas açucaradas¹¹.


Se você deseja perder peso, evitar doenças crônicas e ter uma vida longa com saúde, considere limitar, ou até mesmo cortar, a ingestão de bebidas açucaradas.


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