Os Melhores Alimentos para Manter uma Pele Saudável

À medida que os cientistas aprendem mais sobre corpo e alimentação, fica cada vez mais claro que o que você come pode afetar significativamente a saúde e o envelhecimento da pele.

Aqui estão alguns exemplos de ótimos alimentos que você pode adicionar na sua alimentação para obter resultados positivos na saúde da sua pele e corpo.


Peixes ricos em Ômega-3

Peixes ricos em ômega-3, como atum, sardinha, truta, cavala e salmão, são alimentos excelentes para uma pele saudável. Eles são fontes ricas em ácidos graxos ômega-3, que são importantes para manter a saúde da pele¹.

Os ácidos graxos ômega-3 são necessários para ajudar a manter a pele espessa, flexível e hidratada. Inclusive, uma deficiência de ácido graxo ômega-3 pode causar ressecamento da pele².

As gorduras ômega-3 dos peixes reduzem a inflamação, que causam vermelhidão e acne. Eles podem até tornar sua pele menos sensível aos nocivos raios UV do sol³. Além disso, os peixes gordos também são fonte de vitamina E, um dos antioxidantes mais importantes para a pele.

Obter vitamina E é essencial para ajudar a proteger sua pele contra os danos dos radicais livres e inflamações. Além disso, o peixe também fornece zinco - um mineral vital para regular inflamações, manter a saúde geral da pele e a produção de novas células. A deficiência de zinco pode levar à inflamação da pele, lesões e retardo na cicatrização de feridas.


Abacate

Os abacates são ricos em gorduras saudáveis. Essas gorduras beneficiam muitas funções em seu corpo, incluindo a saúde de sua pele. Obter o suficiente dessas gorduras é essencial para ajudar a manter a pele flexível e hidratada.

Um estudo envolvendo mais de 700 mulheres descobriu que uma alta ingestão de gordura total - especificamente os tipos de gorduras saudáveis ​​encontradas em abacates - estava associada a uma pele mais flexível e elástica.

O abacate também é uma boa fonte de vitamina E, um importante antioxidante que ajuda a proteger a pele dos danos oxidativos. A maioria das pessoas não obtém vitamina E suficiente por meio de sua dieta.

A exposição da pele à radiação ultravioleta(UV) contribui para o envelhecimento precoce, o aparecimento de rugas e até mesmo câncer de pele. Evidências preliminares também mostraram que o abacate contém compostos que podem ajudar a proteger a pele dos danos do sol.


Nozes

As nozes são uma boa fonte de gorduras essenciais, zinco, vitamina E, selênio e proteínas. Nutrientes dos quais sua pele precisa para se manter saudável.

As nozes são uma boa fonte de ácidos graxos essenciais, que são gorduras que seu corpo não pode produzir sozinho.

Além do mais, as nozes contêm outros nutrientes de que sua pele precisa para funcionar corretamente e se manter saudável. Apenas 28g de nozes contém 8% do valor diário de zinco.

O zinco é essencial para o bom funcionamento da sua pele como barreira. Também é necessário para a cicatrização de feridas e combate a bactérias e inflamação. As nozes também fornecem pequenas quantidades de antioxidantes vitamina E e selênio, além de 4 a 5 gramas de proteína em 28 gramas.


Sementes de girassol

As sementes de girassol são boas fontes de nutrientes que estimulam a pele. Apenas 28g de sementes de girassol contém 49% do valor diário de vitamina E, 41% do valor diário de selênio, 14% do valor diário para zinco e quase 6g de proteína.


Batata doce

A batata-doce é uma excelente fonte de betacaroteno, que funciona como um protetor solar natural e pode proteger sua pele dos danos do sol¹⁰. Ele funciona como provitamina A, o que significa que pode ser convertido em vitamina A em seu corpo.

Apenas 100g de batata-doce cozida contém betacaroteno suficiente para fornecer mais de seis vezes o valor diário de vitamina A que você precisa consumir¹¹. Ele também pode ser encontrado em laranjas e vegetais, como cenoura, espinafre e batata doce.

Quando consumido, esse antioxidante é incorporado à pele e ajuda a proteger as células da pele da exposição ao sol. Isso pode ajudar a prevenir queimaduras solares, morte celular, pele seca e rugas.


Pimentões vermelhos ou amarelos

Como a batata-doce, o pimentão é uma excelente fonte de betacaroteno, que seu corpo converte em vitamina A.

Eles são também uma das melhores fontes de vitamina C. Esta vitamina é necessária para criar o colágeno proteico, que mantém a pele firme e forte.

Cerca de 149g de pimentão vermelho picado contém o equivalente a 156% do valor diário de vitamina A¹² e 211% do necessário de VD da vitamina C¹².


Brócolis

O brócolis, contém muitas vitaminas e minerais importantes para a saúde da pele, incluindo zinco, vitamina A e vitamina C.

Ele também contém luteína, um carotenoide que funciona como o betacaroteno. A luteína ajuda a proteger a pele dos danos oxidativos, que podem tornar a pele seca e enrugada.

O brócolis também contêm um composto especial chamado sulforafano, que possui alguns benefícios potenciais impressionantes. Pode até ter efeitos anticancerígenos, incluindo alguns tipos de câncer de pele¹³.

O sulforafano também é um poderoso agente protetor contra os danos do sol. Ele funciona de duas maneiras: neutralizando os radicais livres prejudiciais e ativando outros sistemas de proteção em seu corpo.

As evidências sugerem que o sulforafano também possa ajudar a manter os níveis de colágeno em sua pele¹⁴.


Tomates

Os tomates são uma boa fonte de vitamina C e de todos os principais carotenoides, especialmente o licopeno. Esses carotenoides protegem a pele dos danos do sol e podem ajudar a prevenir o enrugamento.

Considere associar alimentos ricos em carotenoides, como tomates, com uma fonte de gordura, como queijo ou azeite. Pois a gordura aumenta a absorção de carotenoides.


Chá verde

O chá verde pode ajudar a proteger sua pele contra danos do sol e envelhecimento. Ele também possui propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, além de ser rico em antioxidantes.

Um estudo de 12 semanas envolvendo 60 mulheres descobriu que beber chá verde diariamente reduziu a vermelhidão da exposição ao sol em até 25%. O chá verde também melhorou a umidade, aspereza, espessura e elasticidade da pele¹⁵.

Embora o chá verde seja uma ótima escolha para uma pele saudável, você deve evitar beber seu chá com leite, pois há evidências de que o leite pode reduzir o efeito dos antioxidantes do chá verde.


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