Motivos Para Você Incluir Aveia na sua Alimentação

Estudos mostram que aveia e farinha de aveia têm muitos benefícios para a saúde.

Isso inclui perda de peso, níveis mais baixos de açúcar no sangue e redução do risco de doenças cardíacas.


A Aveia é Bastante Nutritiva

A composição de nutrientes da aveia é bem balanceada.

Ela também contêm mais proteína e gordura do que a maioria dos grãos¹. A aveia é rica em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes importantes.

A aveia possui também baixo teor de gordura saturada e muito baixo teor de colesterol e sódio. Além de ser uma boa fonte de Fibra Alimentar, Tiamina, Magnésio e Fósforo, e uma excelente fonte de Manganês².

Em apenas meia xícara de aveia (78 gramas) contém 51 gramas de carboidratos, 13 gramas de proteína, 5 gramas de gordura e 8 gramas de fibra, e apenas 303 calorias.


A Aveia Contribui para o Controle do Açúcar no Sangue

O diabetes tipo 2 é uma doença comum, caracterizada por níveis significativamente elevados de açúcar no sangue. Geralmente resulta da diminuição da sensibilidade ao hormônio insulina.

A aveia pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, especialmente em pessoas com sobrepeso ou diabetes tipo 2³, e também pode melhorar a sensibilidade à insulina.

Esses efeitos são atribuídos principalmente à capacidade do beta-glucano de formar um gel espesso que retarda o esvaziamento do estômago e a absorção de glicose no sangue.

A aveia é rica em fibras solúveis beta-glucanas, o que traz inúmeros benefícios: Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, aumenta o número de bactérias boas para o nosso intestino ​​e aumenta a sensação de saciedade.


A Aveia pode Contribuir para a Perda de Peso

Comer alimentos saudáveis ​​pode ajudá-lo a comer menos calorias e perder peso.

Caso você tenha o costume de comer pão francês(pão branco) no café da manhã, uma boa sugestão seria substituí-lo por mingau de aveia, pois, além de ser um alimento delicioso, é nutritivo e mantêm a sensação de saciedade por mais tempo que o pão francês. Isso ocorre graças ao beta-glucano.

Ao atrasar o tempo que leva para seu estômago esvaziar os alimentos, o beta-glucano da aveia pode aumentar sua sensação de saciedade. Além disso, ele também pode promover a liberação do peptídeo YY (PYY), um hormônio produzido no intestino em resposta à alimentação. Este hormônio da saciedade mostrou levar à redução da ingestão de calorias e diminuir o risco de obesidade.


A Aveia pode Aliviar a Constipação

Muitas pessoas sofrem com intestino preso, na maioria dos casos são idosos.

Os idosos costumam ter prisão de ventre, com movimentos intestinais irregulares e infrequentes que são difíceis de passar. Isso muitas vezes pode estar relacionado a alimentação, falta de mobilidade física, problema de saúde ou até mesmo algum medicamento.

Os laxantes são frequentemente usados ​​para aliviar a constipação em idosos. No entanto, embora sejam eficazes, eles também estão associados à perda de peso e diminuição da qualidade de vida.

Estudos indicam que o farelo de aveia, a camada externa rica em fibras do grão, pode ajudar a aliviar a constipação em pessoas mais velhas.

Em um estudo feito em uma clínica geriátrica, foi observado uma melhora em pacientes idosos que consumiram uma sopa ou sobremesa contendo farelo de aveia diariamente por 12 semanas. Além de não terem sofrido perda de peso, 59% dos pacientes idosos que incluíram aveia em sua dieta diária, conseguiram parar de usar laxantes.




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