O que é o Kefir?
Kefir é uma colônia de bactérias que se originou das montanhas Cáocaso na região da Eurásia, e seu nome Kefir vem do turco, que significa "bem-estar". Ele é bastante similar ao iogurte, porém, seu gosto é mais azedo e ácido, devido ao seu processo de fermentação. O tempo que você deixa ele fermentando vai definir seu sabor e acidez, quanto mais tempo, mais ácido ele ficará. O Kefir é bastante rico em probióticos, que são bactérias boas para seu intestino. Num post futuro pretendo abordar quais são os benefícios de se ter uma boa flora bacteriana e como fazer isso.
Tabela nutricional do Kefir (250ml)
145 kcal
8.3g proteína
7.5g gordura
333mg de cálcio
28mg de magnésio
383mg de potássio
0.7 mcg de vitamina B12
Poder Bactericida
Quando ingeridos, alguns microrganismos causam efeitos benéficos para a nossa saúde¹.
Esses microrganismos são chamados de probióticos e eles ajudam na nossa saúde de várias maneiras, melhorando a nossa saúde mental², digestão³ e aliados a uma boa alimentação, ajuda a manter o peso⁴.
Ouvimos falar bastante dos probióticos contidos no iogurte, porém, o kefir possuí uma gama muito mais ampla de probióticos⁵, possuindo até 61 tipos de bactérias e fermentos, criando um ambiente super rico e diverso de probióticos. Porém, essa quantidade de bactérias pode variar dependendo da colônia que você possui.
O Kefir tem propriedades antibactericidas que protege contra infecções.
Nele há a presença de um probiótico chamado Lactobacillus kefiri, que é único do kefir.
Este probiótico inibe o crescimento de várias bactérias perigosas⁶,⁷, como Helicobacter Pylori, E. Coli e Salmonella.
O Kefirian presente no kefir possui propriedades bactericidas⁸.
Saúde Óssea e Osteoporose
Osteoporose é uma doenças em há a deterioração dos tecidos ósseos.
É um problema que aflige principalmente as mulheres mais velhas e aumenta o risco que de fraturas.
Ingerir a quantidade adequada de cálcio é uma das melhores maneiras de você manter uma saúde óssea boa e diminuir o avanço da doença⁹.
Mesmo você ingerindo uma quantidade adequada de cálcio, o seu corpo precisa de certos nutrientes para poder ter uma boa metabolização dele, e é presente no kefir uma vitamina que ajuda nessa metabolização, que é a vitamina K2, em diversos estudos foi mostrado que a suplementação desta vitamina diminui o risco de fratura em até 81%¹⁰e¹¹.
Em estudos feitos em animais, foi visto que o uso de kefir aumenta a absorção de cálcio nas células dos ossos, causando um aumento na densidade óssea e prevenindo fraturas¹².
A Ajuda dos Probióticos com os Problemas Digestivos
Nosso intestino é repleto de bactérias, as chamadas "boas bactérias" são as predominantes, e o kefir é composto delas.
O kefir é extremamente efetivo em tratar várias formas de diarreia¹³e¹⁴.
Além disso, existem estudos que mostram que vários desconfortos intestinais e problemas digestivos podem ser aliviados¹⁵.
Isso incluí a síndrome do cólon irritável, úlceras causadas pela Helicobacter pylori e diversas outras infecções¹⁶,¹⁷,¹⁸e¹⁹.
Portanto, se você tem problemas digestivos, o kefir é um ótimo aliado!
Possui Pouca Lactose
No nosso dia-a-dia, podemos ingerir alimentos que possuem lactose, e esse açúcar, na maioria dos adultos, não é bem digerido, causando a intolerância à lactose²⁰.
Alimentos como iogurte e o kefir transformam a lactose em ácido lático, então esses dois alimentos possuem muito menos lactose, além disso, eles contém uma enzima que ajuda a digerir a lactose com muito mais facilidade, é muito comum que pessoas com intolerância não tenham problemas ao tomar kefir²¹.
O Kefir Ajuda a Prevenir Contra o Câncer
Os probióticos ingeridos todos os dias podem ajudar a reduzir os tumores justamente por estimularem o sistema imune. Existem estudos que dizem que o kefir possivelmente ajuda a combater o câncer²², ²³ e ²⁴.
Um estudo descobriu que o kefir ajuda a reduzir as células do câncer de mama em 56%²⁵ comparado aos 14% do iogurte.
Ajuda Contra Alergia e Sintomas da Asma
Nosso sistema imune e a tolerância a alergias estão ligados, e pelo kefir ajudar a aumentar nossa imunidade, inflamações que são causadas por ingestão de comidas e substâncias tem uma redução.
Em estudos feitos com animais, foi visto que o kefir suprime o processo inflamatório relacionado a alergias²⁶ e asma²⁷.
Vale à pena
Sabendo que o nosso intestino é considerado nosso segundo cérebro e que a ingestão de alimentos como o kefir podem ajudar nosso sistema imunológico a se tornar mais resistente, além de ajudar a combater diversas morbidades que assolam nossa vida, tenho certeza que se formos colocar na balança, vale bastante à pena cultivarmos nossa colônia de kefir, porém, tudo deve ser feita com muita higiene e cuidado para que seus grãos não sejam contaminados.
