Kefir - Quais são seus benefícios?

O que é o Kefir?

Kefir é uma colônia de bactérias que se originou das montanhas Cáocaso na região da Eurásia, e seu nome Kefir vem do turco, que significa "bem-estar". Ele é bastante similar ao iogurte, porém, seu gosto é mais azedo e ácido, devido ao seu processo de fermentação. O tempo que você deixa ele fermentando vai definir seu sabor e acidez, quanto mais tempo, mais ácido ele ficará. O Kefir é bastante rico em probióticos, que são bactérias boas para seu intestino. Num post futuro pretendo abordar quais são os benefícios de se ter uma boa flora bacteriana e como fazer isso.


Tabela nutricional do Kefir (250ml)

  • 145 kcal

  • 8.3g proteína

  • 7.5g gordura

  • 333mg de cálcio

  • 28mg de magnésio

  • 383mg de potássio

  • 0.7 mcg de vitamina B12

Poder Bactericida

Quando ingeridos, alguns microrganismos causam efeitos benéficos para a nossa saúde¹.

Esses microrganismos são chamados de probióticos e eles ajudam na nossa saúde de várias maneiras, melhorando a nossa saúde mental², digestão³ e aliados a uma boa alimentação, ajuda a manter o peso.

Ouvimos falar bastante dos probióticos contidos no iogurte, porém, o kefir possuí uma gama muito mais ampla de probióticos, possuindo até 61 tipos de bactérias e fermentos, criando um ambiente super rico e diverso de probióticos. Porém, essa quantidade de bactérias pode variar dependendo da colônia que você possui.

O Kefir tem propriedades antibactericidas que protege contra infecções.

Nele há a presença de um probiótico chamado Lactobacillus kefiri, que é único do kefir.

Este probiótico inibe o crescimento de várias bactérias perigosas,, como Helicobacter Pylori, E. Coli e Salmonella.

O Kefirian presente no kefir possui propriedades bactericidas.


Saúde Óssea e Osteoporose

Osteoporose é uma doenças em há a deterioração dos tecidos ósseos.

É um problema que aflige principalmente as mulheres mais velhas e aumenta o risco que de fraturas.

Ingerir a quantidade adequada de cálcio é uma das melhores maneiras de você manter uma saúde óssea boa e diminuir o avanço da doença.

Mesmo você ingerindo uma quantidade adequada de cálcio, o seu corpo precisa de certos nutrientes para poder ter uma boa metabolização dele, e é presente no kefir uma vitamina que ajuda nessa metabolização, que é a vitamina K2, em diversos estudos foi mostrado que a suplementação desta vitamina diminui o risco de fratura em até 81%¹⁰e¹¹.

Em estudos feitos em animais, foi visto que o uso de kefir aumenta a absorção de cálcio nas células dos ossos, causando um aumento na densidade óssea e prevenindo fraturas¹².


A Ajuda dos Probióticos com os Problemas Digestivos

Nosso intestino é repleto de bactérias, as chamadas "boas bactérias" são as predominantes, e o kefir é composto delas.

O kefir é extremamente efetivo em tratar várias formas de diarreia¹³e¹⁴.

Além disso, existem estudos que mostram que vários desconfortos intestinais e problemas digestivos podem ser aliviados¹⁵.

Isso incluí a síndrome do cólon irritável, úlceras causadas pela Helicobacter pylori e diversas outras infecções¹⁶,¹⁷,¹⁸e¹⁹.

Portanto, se você tem problemas digestivos, o kefir é um ótimo aliado!


Possui Pouca Lactose

No nosso dia-a-dia, podemos ingerir alimentos que possuem lactose, e esse açúcar, na maioria dos adultos, não é bem digerido, causando a intolerância à lactose²⁰.

Alimentos como iogurte e o kefir transformam a lactose em ácido lático, então esses dois alimentos possuem muito menos lactose, além disso, eles contém uma enzima que ajuda a digerir a lactose com muito mais facilidade, é muito comum que pessoas com intolerância não tenham problemas ao tomar kefir²¹.

O Kefir Ajuda a Prevenir Contra o Câncer

Os probióticos ingeridos todos os dias podem ajudar a reduzir os tumores justamente por estimularem o sistema imune. Existem estudos que dizem que o kefir possivelmente ajuda a combater o câncer²², ²³ e ²⁴.

Um estudo descobriu que o kefir ajuda a reduzir as células do câncer de mama em 56%²⁵ comparado aos 14% do iogurte.

Ajuda Contra Alergia e Sintomas da Asma

Nosso sistema imune e a tolerância a alergias estão ligados, e pelo kefir ajudar a aumentar nossa imunidade, inflamações que são causadas por ingestão de comidas e substâncias tem uma redução.

Em estudos feitos com animais, foi visto que o kefir suprime o processo inflamatório relacionado a alergias²⁶ e asma²⁷.


Vale à pena

Sabendo que o nosso intestino é considerado nosso segundo cérebro e que a ingestão de alimentos como o kefir podem ajudar nosso sistema imunológico a se tornar mais resistente, além de ajudar a combater diversas morbidades que assolam nossa vida, tenho certeza que se formos colocar na balança, vale bastante à pena cultivarmos nossa colônia de kefir, porém, tudo deve ser feita com muita higiene e cuidado para que seus grãos não sejam contaminados.


Pote com kefir e uma colher de madeira por cima, pote cheio de grãos de Kefir, ambos em cima de uma tábua de madeira coberta com um pano


Posts Relacionados

Ver tudo