Dicas para Fortalecer a sua Imunidade

Coma Mais Alimentos Vegetais

Alimentos vegetais como frutas, vegetais, nozes, sementes e leguminosas são ricos em nutrientes e antioxidantes, que podem ser bastante eficazes contra patógenos nocivos.

Os antioxidantes nesses alimentos ajudam a diminuir a inflamação, combatendo os ​​chamados radicais livres, que podem causar inflamação quando se acumulam em seu corpo em níveis elevados.

A fibra dos alimentos vegetais, por sua vez, alimenta a comunidade de bactérias saudáveis ​​no intestino, que é chamada de microbioma. Um microbioma intestinal robusto pode melhorar sua imunidade e ajudar a evitar que patógenos prejudiciais entrem em seu corpo através do trato digestivo¹.


Coma Mais Gorduras Saudáveis

As gorduras saudáveis, como as encontradas no azeite de oliva e no salmão, podem aumentar a resposta imunológica do corpo aos patógenos, diminuindo a inflamação.

É importante ressaltar que, uma inflamação de baixo nível é uma resposta normal ao estresse ou lesão, já a inflamação crônica prejudica seu sistema imunológico

O azeite de oliva, que é altamente anti-inflamatório, está relacionado à redução do risco de doenças crônicas como doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar seu corpo a combater bactérias e vírus nocivos que causam doenças².


Reduza a Ingestão de Açúcar

Pesquisas sugerem que açúcares e carboidratos refinados podem contribuir substancialmente para o sobrepeso, a obesidade e para a diabetes³.

De acordo com um estudo realizado em cerca de 1.000 pessoas, as pessoas com obesidade que receberam a vacina contra a gripe tinham duas vezes mais chances de pegar gripe do que as pessoas que não eram obesas que receberam a vacina.

Restringir a ingestão de açúcar pode diminuir a inflamação e ajudar na perda de peso, reduzindo assim o risco de doenças crônicas como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Mantenha-se Hidratado

A desidratação pode prejudicar seu desempenho físico, causar dores de cabeça, diminuir a concentração, humor, atrapalhar a digestão e função cardíaca e renal. Essas complicações podem aumentar sua suscetibilidade a doenças.

Para evitar a desidratação, você deve beber bastante líquido diariamente para tornar a urina amarela pálida. A água é recomendada porque é livre de calorias, aditivos e açúcar.

Embora o chá e o suco também sejam hidratantes, é melhor limitar a ingestão de suco de frutas e chá adoçado por causa do alto teor de açúcar.

Como orientação geral, você deve beber água quando estiver com sede e parar quando não estiver mais com sede. Você pode precisar de mais líquidos se fizer exercícios intensos, trabalhar ao ar livre ou viver em um clima quente.

É importante destacar que os idosos começam a perder a vontade de beber água, pois seus corpos não sinalizam a sede de forma adequada. Por essa razão, as pessoas idosas precisam beber água regularmente, mesmo que não sintam sede.



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