Conheça os Benefícios do Mamão

O mamão é uma fruta tropical rica em vitaminas C e A, além de fibras e compostos vegetais saudáveis. Ele também contém uma enzima chamada papaína, usada para amaciar a carne.

Se o mamão estiver maduro, pode ser comido cru. No entanto, se o mamão estiver verde deve sempre ser cozido antes de comer - especialmente durante a gravidez, pois a fruta verde é rica em látex, o que pode estimular as contrações uterinas¹.

O mamão também contém antioxidantes saudáveis ​​conhecidos como carotenoides - particularmente um tipo chamado licopeno. O licopeno é um antioxidante que, absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

Em um estudo, foi observado que o corpo das pessoas que participaram dos testes absorveu esses antioxidantes benéficos melhor do mamão do que da cenoura e do tomate².


Efeitos Antioxidantes

Os radicais livres são moléculas reativas criadas durante o metabolismo do seu corpo. Eles podem promover o estresse oxidativo, causando doenças.

Os antioxidantes, incluindo os carotenoides encontrados no mamão, podem neutralizar os radicais livres³.

Além disso, muitos pesquisadores acreditam que o excesso de radicais livres no cérebro é um fator importante na doença de Alzheimer.

Em um estudo, pessoas com Alzheimer que receberam um extrato fermentado de mamão por seis meses tiveram uma queda de 40% em um biomarcador que indica dano oxidativo ao DNA.


Melhora a Saúde do Coração

O alto teor de vitamina C e licopeno do mamão pode melhorar a saúde cardíaca e reduzir o risco de doenças do coração.

Os antioxidantes do mamão podem proteger o coração e potencializar os efeitos protetores do "bom" colesterol HDL.


Combate a Inflamação

Frutas e vegetais ricos em antioxidantes, como o mamão, ajudam a reduzir os marcadores inflamatórios.

Por exemplo, um estudo observou que a ingestão elevada de frutas e vegetais pode reduzir os processos inflamatórios. Durantes os testes, os homens que aumentaram a ingestão de frutas e vegetais ricos em carotenoides tiveram uma diminuição significativa na PCR, um marcador inflamatório específico.


Melhora a Digestão

O mamão é comumente usado como remédio natural para auxiliar na digestão em diversos países. Em um estudo foi comprovado que o mamão contribui para a manutenção fisiológica do trato digestivo, melhorando vários distúrbios intestinais, como constipação e síndrome do intestino irritável.

As fibras presentes no mamão estão relacionadas à redução das toxinas, carboidratos e gorduras no organismo.

Em um estudo, pessoas que tomaram uma fórmula à base de mamão por 40 dias tiveram melhora significativa na constipação e inchaço.


Protege Contra Danos à Pele

Acredita-se que a atividade excessiva dos radicais livres seja responsável por causar muitas rugas, flacidez e outros danos à pele que ocorrem com a idade.

Sabemos que a pele reflete o estado geral da saúde interna do nosso corpo e do envelhecimento. Sendo assim, uma boa nutrição pode trazer ótimos benefícios para a pele. Foi observado através de um estudo que a vitamina C e o licopeno do mamão protegem a pele e podem ajudar a reduzir esses sinais de rugas e de envelhecimento¹⁰.

Em outro estudo, mulheres mais velhas que consumiram uma mistura de licopeno, vitamina C e outros antioxidantes por 14 semanas tiveram uma redução visível e satisfatória na profundidade das rugas faciais¹¹.



Posts Relacionados

Ver tudo