Benefícios do Zinco

Você se suplementa com zinco? Se preocupa com a quantidade ingerida desse mineral tão importante para o funcionamento do nosso corpo?

Veja alguns dos benefícios que o zinco trás e quais alimentos possuem uma maior concentração para você adicionar na sua dieta diária.


O que é o Zinco?


O zinco é um nutriente essencial, ou seja, seu corpo não produz e a única maneira de manter uma quantidade saudável é ingerindo por meio de alimentos ou suplementos, por essa razão é muito importante você ter alimentos que possuem zinco na sua dieta.


Seu corpo precisa de zinco para funcionar direito, esses são alguns dos processos em que o zinco é necessário:

Expressão genética

Reações enzimáticas

Função imune

Síntese de DNA

Síntese proteica

Crescimento e desenvolvimento

Cicatrização de feridas


Papel no Corpo


O zinco está presente em todas as suas células¹ e é o segundo mineral mais abundante no seu corpo, o primeiro é o ferro.

Mais de 300 tipos de enzimas que auxiliam o metabolismo, digestão, funções nervosas e vários outros processos precisam do zinco para exercerem corretamente suas funções².

Além disso ele é extremamente importante para o bom funcionamento das nossas células imunológicas³.

O crescimento e desenvolvimento do corpo dependem do zinco por conta da sua função no crescimento e na divisão celular.

O zinco é essencial para a saúde da pele, síntese do DNA e produção de proteínas.

Quando se está com deficiência de zinco você pode ter alguns problemas com seu paladar e olfato, isso acontece porque para sentir o gosto e o cheiro das coisas, isso acontece porque ele é essencial para essas funções.


Benefícios para a saúde

Algumas pesquisas mostram quais são os benefícios para a saúde que o zinco tem:


Aumenta o Sistema Imunológico


Por ajudar na função das células imunológicas e na sinalização celular, o zinco fortalece a sua saúde.

Os suplementos que contém zinco ajudam a estimular as células imunológicas e reduzem o estresse oxidativo.

Estudos mostram que houve uma redução no risco de infecções e a resposta imunológica em idosos.

Uma revisão de 7 estudos mostrou que a suplementação de zinco numa dose de 80 a 92mg de zinco por dia pode reduzir a duração de resfriados em até 33%.


Acelera a Cicatrização de Feridas


O zinco é muito utilizado em clínicas e em hospitais para tratar queimaduras, certas úlceras e outras lesões na pele.

Ele ajuda na cicatrização e a combater certos problemas de pele justamente porque ele possuí funções críticas na síntese de colágeno, função imunológica e resposta inflamatória, que são necessários para uma cicatrização adequada.

O zinco está presente em 5% da nossa pele¹⁰, essa concentração é mais alta do que no restante do nosso corpo, e caso haja deficiência desse mineral a cicatrização demora mais tempo.

Um estudo feito com pacientes diabéticos com úlceras nos pés mostrou que 200mg de zinco por dia ajudaram a reduzir significativamente o tamanho das úlceras em comparação ao grupo placebo¹¹.


Pode Reduzir o Risco de Certas Doenças Relacionadas à Idade


Ter quantidades recomendáveis de zinco na alimentação/suplementação ajuda a reduzir o risco de doenças relacionadas á idade, como: pneumonia, infecções e degeneração macular relacionada a idade.

O zinco alivia o estresse oxidativo e melhora a resposta imune ao aumentar a quantidade de células T e células assassinas naturais, que ajudam nosso corpo a combater as doenças¹².

Um estudo determinou que a quantidade de mg/dia de zinco ajudou a reduzir em 66% a taxa de infecções em adultos¹³.


Alimentos que Contém Zinco:


  • Marisco: Ostras, caranguejo, mexilhões, lagosta e amêijoas

  • Carne: carne de vaca, porco, cordeiro e bisão

  • Aves: peru e frango

  • Peixes: linguado, sardinha, salmão e linguado

  • Legumes: grão de bico, lentilha, feijão preto, feijão vermelho, etc.

  • Nozes e sementes: sementes de abóbora, caju, sementes de cânhamo, etc.

  • Produtos lácteos: leite, iogurte e queijo

  • Ovos

  • Grãos integrais: aveia, quinoa, arroz integral, etc.

  • Certos vegetais: cogumelos, couve , ervilha, espargos e folhas de beterraba



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