Benefícios do Café para a Saúde

O café é uma bebida muito popular em todo o mundo, e apresenta uma série de benefícios impressionantes para a saúde. Aqui estão alguns benefícios comprovados cientificamente.


Pode Melhorar os Níveis de Energia e Aumentar a Atenção

O café pode ajudar a aumentar os níveis de energia e disposição, reduzindo a sensação de cansaço. Além disso, medidas comportamentais indicaram uma melhora geral na eficiência do processamento de informações após a ingestão da cafeína¹.

O café com cafeína teve um efeito benéfico sobre o estado de alerta e melhorou o desempenho em uma variedade de tarefas diurnas e noturnas².


Pode Melhorar o Humor e o Estado de Alerta

Muitos estudos confirmam a capacidade da cafeína de melhorar o humor e o estado de alerta, desempenho nos exercícios³, a velocidade com que as informações são processadas, consciência, atenção e tempo de reação.


Pode Ajudá-lo a Queimar Gordura

A cafeína é uma das poucas substâncias naturais comprovadas para auxiliar na queima de gordura. Vários estudos mostraram que a cafeína pode aumentar a taxa metabólica entre 3 a 11%,.

Outro estudo observou que a ingestão de cafeína aumentou o gasto de energia em 13%.

No entanto, é possível que esses efeitos diminuam em pessoas que consumam café por muito tempo.


Pode Melhorar o Desempenho Físico

A cafeína é o suplemento ideal para muitos atletas.

Um estudo descobriu que uma pequena porção de cafeína aumentou a resistência em atletas. Eles foram capazes de correr 2 km a mais do que o grupo do placebo.

Em um estudo feito em ciclistas, foi feita a combinação da cafeína e carboidratos, o que melhorou o desempenho em 9% em comparação com a água sozinha e 4,6% em comparação com os carboidratos isoladamente.

Outra pesquisa testou especificamente o café, devido aos seus níveis naturalmente elevados de cafeína. Em uma corrida de 1.500 metros, os bebedores regulares de café foram 4,2 segundos mais rápidos do que aqueles que bebiam café descafeinado.


Possui Nutrientes Essenciais

Uma única xícara de café contém¹⁰:

  • Vitamina B2: 11% da Ingestão Diária de Referência (RDI).

  • Vitamina B5: 6% do RDI.

  • Manganês e potássio: 3% do IDR.

  • Vitamina B3: 2% do IDR.

Embora essas quantidades possam não parecer grande coisa, a maioria das pessoas tomam mais do que uma xícara de café por dia, aumentando os nutrientes a quantidades significativas.


Pode Reduzir o Risco de Diabetes Tipo 2

O diabetes tipo 2 é caracterizado por níveis elevados de açúcar no sangue causados ​​pela resistência à insulina ou por uma capacidade reduzida de secretar insulina.

Por alguma razão, os bebedores de café têm um risco significativamente reduzido de diabetes tipo 2.

Estudos observaram que as pessoas que bebem mais café têm um risco entre 30 a 42% menor de contrair essa doença¹¹,¹².

Sendo assim, se você gosta do sabor do café e tolera o seu teor de cafeína, não hesite em servir-se de uma xícara ou mais ao longo do dia.




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