Benefícios das Amêndoas para a Saúde

As amêndoas, além de serem bastante nutritivas, são ricas em gorduras saudáveis ​​para o coração e não requerem nenhum preparo especial, podem ser ingeridas cruas.

Elas apresentam um perfil nutricional impressionante. Apenas 28 gramas de amêndoas contém¹:

  • Fibra: 3,5 gramas

  • Proteína: 6 gramas

  • Gordura: 14 gramas (9 dos quais são monoinsaturados, que são uma boa fonte de gordura)

  • Vitamina E: 37% do Valor diário

  • Manganês: 32% do VD

  • Magnésio: 20% do VD

  • Elas também contêm uma boa quantidade de vitamina B2 (riboflavina), zinco e fósforo.

As Amêndoas são uma Ótima Fonte de Antioxidantes

Os antioxidantes ajudam a proteger contra o estresse oxidativo, que pode danificar as moléculas em suas células e contribuir para a inflamação, envelhecimento e doenças como o câncer².

Os poderosos antioxidantes das amêndoas estão amplamente concentrados na camada marrom da pele³. Por esse motivo, as amêndoas branqueadas, aquelas comercializadas sem a pele, não são a melhor escolha do ponto de vista saudável.

Um ensaio clínico realizado em 60 fumantes do sexo masculino descobriu que cerca de 84 gramas de amêndoas por dia reduziu os biomarcadores de estresse oxidativo em 23-34% ao longo de um período de quatro semanas.

Os resultados dessa pesquisa foram ao encontro de outra, que relatou que a ingestão de amêndoas junto às refeições principais podem aumentar as defesas antioxidantes e diminuir os biomarcadores do estresse oxidativo.


As Amêndoas ajudam no Controle de Açúcar no Sangue

As amêndoas possuem baixa taxa de carboidratos e são ricas em gorduras saudáveis, proteínas e fibras. Isso as torna uma boa opção para pessoas com diabetes.

Outra vantagem das amêndoas é sua quantidade bastante alta de magnésio.

O magnésio é um excelente mineral que está envolvido em mais de 300 processos corporais, incluindo controle de açúcar no sangue. O valor diário recomendado para magnésio é 310–420 mg. Apenas 56 gramas de amêndoas já fornecem quase metade dessa quantidade¹.

Pessoas sem diabetes também observam grandes reduções na resistência à insulina ao suplementar com magnésio, o que indica que alimentos ricos em magnésio, como amêndoas, podem ajudar a prevenir a resistência a insulina e, consequentemente, o diabetes tipo 2.


Comer Amêndoas Aumenta a Saciedade

Amêndoas são fontes de proteínas e fibras. Ambas são conhecidas por aumentar a sensação de saciedade. Isso pode ajudá-lo a comer menos calorias.

Além disso, a ingestão generosa de fibra alimentar reduz o risco de desenvolver inúmeras doenças, tais como: doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, hipertensão, diabetes, obesidade e alguns distúrbios gastrointestinais.

Além de aumentar a sensação de saciedade, o aumento do consumo de fibra alimentar melhora as concentrações séricas de lipídios, reduz a pressão arterial, melhora o controle da glicose sanguínea no diabetes e auxilia na perda de peso.

Considerando os fatos mencionados acima, as amêndoas são uma ótima opção para incluir no seu dia a dia.



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