Muito difundida no meio popular, a vitamina C é conhecida por aumentar o sistema imunológico, e isso se dá pelo fato dela possui um grande poder antioxidante, ajuda a transportar o ferro para as células com mais facilidade e participa de muito mais funções do nosso sistema imunológico.
Protege a sua memória no envelhecimento
A demência é caracterizada pelo mal julgamento dos pensamentos e pela falha da memória.
Ela afeta mais de 35 milhões de pessoas em todo mundo e é típica em idosos¹.
Estudos sugerem que o efeito oxidativo e inflamação próximas ao cérebro, espinha e nervos (juntos são conhecidos como SNC, sistema nervoso central) aumenta o risco de demência.
Vitamina C é um forte antioxidante. Doses baixas dessa vitamina ajudam a manter os pensamentos e aumentar a memória²,³.
Em vários estudos foi demonstrado que pessoas com demência tem baixos níveis de vitamina C no sangue⁴,⁵.
A suplementação de vitamina C mostrou nesses estudos que a houve um aumento da memória e dos cognição⁶,⁷,⁸.
Ajuda a prevenir a deficiência de Ferro
O ferro é um mineral de extrema importância para que o corpo funcione da maneira correta. Ele auxilia no transporte de oxigênio para as células vermelhas e para o corpo.
Quando se tem uma alimentação com boa ingestão de vitamina C ou o uso de suplementos, a vitamina C ajuda na maior absorção do ferro, transformando o ferro ingerido por plantas(que são difíceis do corpo absorver) em uma forma de mais fácil absorção⁹.
Para se aumentar a absorção de ferro pela vitamina C, o uso é de pelo menos 100mg por dia, neste estudo mostra-se que a absorção de ferro aumentou 67% com essa dose¹⁰.
A vitamina C ajuda pessoas que possuem dificuldade natural em absorver ferro a não terem anemia.
Em um estudo feito com 65 crianças cientistas viram que apenas com a suplementação de vitamina C foi possível reverter o quadro de anemia das crianças¹¹.
Pode ser que reduza o risco de doenças crônicas
Por fortalecer as defesas naturais do corpo, a vitamina C é um poderoso antioxidante¹².
Antioxidantes são moléculas que estimulam as defesas do corpo. Eles protegem as células de moléculas nocivas chamadas radicais livres.
Quando há o acúmulo de radicais livres, eles podem desencadear um processo chamado estresse oxidativo, que é associado com muitas doenças crônicas¹³.
Estudos mostram que tomar vitamina C ajuda a aumentar os níveis antioxidantes no sangue em até 30%. Isso ajuda o corpo a combater inflamações¹⁴,¹⁵.
Pode ajudar a controlar a pressão alta
No Brasil, cerca de 30% da população tem pressão alta.
A pressão alta aumenta o risco de você desenvolver problemas cardíacos, que é a principal causa de morte no mundo¹⁶.
Estudos mostram que a vitamina C ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão.
Um estudo feito com animais mostrou que o uso de vitamina C ajudou a relaxar os vasos sanguíneos que transportam o sangue para o coração e houve uma redução da pressão arterial¹⁷.
Uma análise de 29 estudos em humanos adultos saudáveis demonstrou que a suplementação de vitamina C reduziu a pressão arterial sistólica (valor alto) em 3,8 mmHg e a pressão arterial diastólica (valor baixo) em 1,5 mmHg, em média.
Em outro estudo a suplementação de vitamina C reduziu a pressão arterial sistólica em 4,9 mmHg e a pressão arterial diastólica em 1,7 mmHg em adultos com pressão alta¹⁸.
Embora sejam ótimos resultados, precisamos de mais estudos para definir se essas alterações são a longo prazo ou por um período curto. Além disso, pessoas com pressão alta não devem depender apenas de vitamina C para o controle da pressão, existem outros fatores que podem influenciar.
Pode diminuir o risco de doenças cardíacas
Por ser o maior risco de morte em todo mundo, informações que podem te ajudar aumentar sua saúde cardíaca são sempre muito importantes.
Existem diversos fatores que contribuem para aumentar o risco de doenças cardíacas, pressão alta, descontrole dos níveis de colesterol, hábitos danosos, deficiência de certos nutrientes e etc.
A Vitamina C pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas relacionadas a pressão alta, descontrole dos níveis de colesterol e deficiência de vitamina C.
Uma análise extensa de 9 estudos que combinados são mais de 250 mil pessoas e a duração de 10 anos, mostrou que pessoas que ingerem pelo menos 700 mg de vitamina C por dia tiveram um risco 25% menor de doenças cardíacas que aquelas que não ingeriam vitamina C¹⁹.
Outra análise de 15 estudos mostrou que ingerir vitamina C em forma de alimentos estava relacionado a um menor risco de doenças cardíacas.
Entretanto os cientistas não tinham certeza se isso era influência de um hábito de vida mais saudável ou apenas a ligação entre a vitamina C²⁰.
