Benefícios da Cenoura

Você utiliza a cenoura no seu dia-a-dia? Nesse post enumerarei os benefícios dessa raiz e, quem sabe faço você pensar em adicioná-la na sua dieta diária!?


Nutritiva

Tomaremos de base uma cenoura de tamanho médio

  • Calorias: 32

  • Carboidratos: 7,5g

  • Proteína: 0,78

  • Gordura: 0,2g

  • Fibras: 2,8g

  • Vitamina A: 784µg ou 87% V/D

  • Vitamina C: 3,3mg

  • Vitamina K: 12,6µg

  • Cálcio: 28mg

As cenouras possuem carotenoides luteína e zeaxantina, que são importantes antioxidantes que ajudam na prevenção de mutações anormais das células conhecidas como radicais livres¹.


Aumenta a Imunidade

Por ser rica em vitamina B6, o sistema imunológico fica muito mais responsivo, e a deficiência dessa vitamina causa um enfraquecimento do sistema imunológico².

Como nas cenouras há uma boa quantidade de vitaminas A e C que atuam como antioxidantes, protegendo as células imunológica contra radicais livres³, .


Pode Aumentar a Saúde Ocular

Por ser vital à manutenção dos olhos, inúmeros estudos mostram que se alimentar de frutas e legumes que possuem vitamina A, faz com que haja uma diminuição em doenças oculares como cegueira e doenças relacionadas ao envelhecimento,.

A zeaxantina e a luteína são compostos que, se consumidos com frequência, podem ajudar a diminuir o risco de doenças oculares, como a degeneração macular relacionada à idade. Uma avaliação de 6 estudos mostrou que uma ingestão alta desses compostos diminuiu em 26% o risco da degeneração macular relacionada à idade, comparando indivíduos que não ingeriam a luteína e zeaxantina com tanta frequência³,.


Pode Ajudar No Controle do Açúcar no Sangue

Por ter baixo IG, a cenoura ajuda a controlar o açúcar no sangue, isso é interessante principalmente para pessoas que possuem diabetes do tipo 2, isso acontece porque, por a cenoura ter baixo IG( índice glicêmico) ela não aumenta o índice de açúcar no sangue, é de suma importância que caso você tenha diabetes, dose a quantidade de cenoura ingerida para não cometer excessos e ter algum problema pelo alto consumo.

Estudos feitos em ratos que tinham diabetes tipo 2 mostraram resultados satisfatórios com o uso da cenoura, principalmente em forma de suco para os roedores, isso aconteceu pelo fato do suco conter probióticos, que são alimentos para as bactérias boas do intestino, principalmente as que tem ligação com a diabetes,,¹⁰.

Em mais um estudo feito com ratos e utilizando cenoura roxa, por ela conter o pigmento antocianina, houve um aumento ainda maior no controle do açúcar no sangue¹¹.


Pode Melhorar a Saúde do Coração

Sendo rica em potássio, a cenoura é uma grande aliada em manter a saúde do coração, isso porque o potássio ajuda a regular a pressão sanguínea nas artérias. Alguns estudos sugerem que uma dieta rica em potássio protege contra derrame e pressão alta,¹²,¹³,¹⁴.


Pode Melhorar a Saúde da Pele

Como já falamos, a cenoura é rica em Vitamina C, e por essa vitamina ter um alto efeito antioxidante, ela protege sua pele contra radicais livres¹⁵.

Descobriram em um estudo que pessoas que se alimentam de carotenoides ajuda a melhorar a aparência da pele e proteger contra raios ultravioletas¹⁶.


Você já sabia de todos esses fatos a respeito da cenoura? Acha que agora com essas informações você vai adiciona-la na sua alimentação diária?



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