Alimentos que Estimulam o Sistema Imunológico

Nutrir seu corpo com certos alimentos pode ajudar a manter o sistema imunológico forte. Comer apenas um desses alimentos não será suficiente para ajudar a combater a gripe ou outras infecções. A variedade é a chave para uma nutrição adequada.


Gengibre

O gengibre é uma planta que se originou no sudeste da Ásia. Está entre as especiarias mais saudáveis do planeta. Ele tem uma longa história de uso em várias formas de medicina tradicional e alternativa. É usado para ajudar na digestão, reduzir náuseas e ajudar no combate a gripe e resfriado comum. Também ajuda a reduzir o estresse oxidativo, que ocorre quando há uma quantidade excessiva de radicais livres no corpo.

O Gingerol, principal composto do gengibre, tem poderosos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, além de atuar na prevenção de vários tipos de cânceres¹. Assim, em razão da sua eficácia e regulação de múltiplos mecanismos, bem como sua segurança para uso humano, o gingerol tem recebido um interesse considerável como um agente terapêutico para a prevenção e tratamento de várias doenças².


Espinafre

O espinafre, além de ser rico em vitamina C - também contém vários antioxidantes e beta-caroteno, que podem aumentar a capacidade de combate a infecções de nosso sistema imunológico.

Comer espinafre pode beneficiar a saúde ocular, reduzir o estresse oxidativo, ajudar a prevenir o câncer e reduzir os níveis de pressão arterial. Existem muitas maneiras de preparar o espinafre. Você pode comprá-lo fresco e comê-lo cozido ou cru. É delicioso sozinho ou em outros pratos.

Semelhante ao brócolis, o espinafre é mais saudável quando é cozido o mínimo possível para reter seus nutrientes. No entanto, o cozimento leve facilita a absorção da vitamina A e permite que outros nutrientes sejam liberados.


Amêndoas

Quando se trata de prevenir e combater resfriados, a vitamina E tende a ficar em segundo plano em relação à vitamina C. No entanto, esse poderoso antioxidante é a chave para um sistema imunológico saudável.

É uma vitamina solúvel em gordura, o que significa que requer a presença de gordura para ser absorvida adequadamente. As nozes, como as amêndoas, são carregadas com a vitamina e também contêm gorduras saudáveis.

Adultos só precisam de cerca de 15 mg¹ de vitamina E por dia. Uma porção de meia xícara de amêndoas fornece a quantidade diária recomendada².


Sementes de Girassol

As sementes de girassol são cheias de nutrientes, incluindo fósforo, magnésio, vitaminas B-6 e E.

A vitamina E é importante para regular e manter a função do sistema imunológico. Abacates e folhas verdes também são alimentos com grandes quantidades de vitamina E.

As sementes de girassol também são incrivelmente ricas em selênio. O selênio é um poderoso antioxidante, e por isso ajuda a prevenir alguns tipos de cânceres e a fortalecer o sistema imunológico. Em apenas 28g de semente de girassol contém quase metade de selênio que um adulto precisa consumir diariamente.


Mamão

O mamão é uma fruta tropical rica em vitaminas C e A, além de fibras e compostos vegetais saudáveis. Você pode encontrar a quantidade diária recomendada de vitamina C em uma única fruta, de tamanho médio. O mamão também tem uma enzima digestiva chamada papaína, que tem efeitos anti-inflamatórios.

O mamão também têm quantidades significativas de potássio, magnésio e folato, todos benéficos para a saúde geral.




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