5 Dicas para Perder Peso Baseados em Estudos

Perder peso muitas vezes está cercado de mitos. Desde dietas mirabolantes àquelas extremamente restritivas. Mas o que pode fazer a diferença, na maioria das vezes, é apenas uma simples mudança de hábitos.

Se você implementar algumas dessas dicas, estará no caminho certo para atingir seus objetivos de perda de peso.


Comer Ovos no Café da Manhã

Comer ovos no café da manhã pode te trazer grandes benefícios. Além de te deixar nutrido, manterá a sensação de saciedade por muito mais tempo do que um pão branco ou integral.

Estudos mostraram que substituir um café da manhã à base de bagel (pão feito à base de farinha de trigo) por ovos trouxe maior saciedade e reduziu significativamente a ingestão de alimentos calóricos pelas horas seguintes¹.

Em outro estudo, foi observado que os participantes que se alimentaram de ovos no café da manhã, tiveram perda de peso quando combinaram os ovos com uma dieta de déficit calórico (com poucas calorias). Além disso, o colesterol total, colesterol de lipoproteína de alta densidade, colesterol de lipoproteína de baixa densidade e triglicerídeos não sofreram alteração².

Caso você não coma ovos, tudo bem. Qualquer fonte de proteína de qualidade para o café da manhã pode servir.


Tomar Chá Verde

Assim como o café, o chá verde também possui muitos benefícios, um deles é a perda de peso. Além da cafeína, o chá verde possui poderosos antioxidantes chamados catequinas, que atuam em cooperação com a cafeína para aumentar a queima de gordura, por meio da termogênese³.


Cortar o Açúcar Adicionado

O açúcar adicionado é aquele açúcar acrescentado aos alimentos durante o processo de fabricação – produtos de panificação, bebidas adoçadas, barras de cereal, suco de frutas de caixinha e etc. O açúcar adicionado é considerado um dos piores ingredientes da dieta moderna. A maioria das pessoas o consome demais.

Estudos mostram que o consumo de açúcar, e também do xarope de milho com alto teor de frutose, estão fortemente associados a um risco elevado de obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Se o seu objetivo for perder peso, corte o açúcar adicionado. Fique sempre de olho nos rótulos dos produtos, porque mesmo os chamados "alimentos saudáveis" podem estar com alto teor de açúcar.


Coma Menos Carboidratos Refinados

Os carboidratos refinados incluem açúcar e grãos que tiveram suas partes fibrosas e nutritivas retiradas. Isso inclui pão branco, arroz branco e macarrão.

Os carboidratos refinados podem aumentar o açúcar no sangue rapidamente. Essa rápida absorção de glicose produz uma série de alterações hormonais, aumentando a fome, desejos e a ingestão excessiva de alimentos algumas horas depois,. Além disso, também foi observado que comer carboidratos refinados está fortemente relacionado à obesidade.

Estudos mostraram que uma dieta com baixo teor de carboidratos pode ajudá-lo a perder 2-3 vezes mais peso a curto prazo do que uma dieta restrita em calorias e gordura, além disso, foi observado uma melhora relativa na sensibilidade à insulina e nos níveis de triglicerídeos,.

Se você vai comer carboidratos, certifique-se de comê-los com suas fibras naturais. Os grãos integrais e a aveia são uma ótima opção.


Coma mais Frutas e Vegetais

Os vegetais e as frutas têm várias propriedades que os tornam eficazes para a perda de peso. Eles contêm poucas calorias e muitas fibras. Além disso, o alto teor de água das frutas e vegetais ajuda a promover a sensação de saciedade por mais tempo.

Em um estudo realizado em adultos, foi constatado que o aumento no consumo de frutas e vegetais, contribuíram significativamente para a perda de peso.

Além do controle de peso, as frutas e vegetais são muito nutritivas, portanto, adicioná-las no seu dia a dia é muito importante para sua saúde.




Posts Relacionados

Ver tudo